terça-feira, 21 de julho de 2015

Dicas para a redação do Enem 2015: Possíveis temas

No fim deste ano serão aplicadas as provas do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. Em dois dias, os estudantes terão que resolver 180 questões de múltipla escolha e desenvolver uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. A redação do Enem, avaliada de 0 a 1000 pontos, terá peso considerável na nota final do Exame.
A prova de redação do Enem 2015 costuma tirar o sono dos participantes. Além da grande pontuação, seu tema é secreto e torna-se conhecido apenas no momento do Exame. Por isso, é essencial que os estudantes comecem a se preparar com boa antecedência para não serem surpreendidos durante a prova.
Entre as dicas da redação do Enem 2015, a primeira que deve ser levada em consideração desde agora é ficar atento a tudo o que acontece no cotidiano dos brasileiros. Uma equipe especializada do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já está trabalhando na escolha do tema. Portanto, é importante acompanhar as notícias em jornais, revistas, televisão e internet.
Além de ficarem por dentro das notícias, os candidatos que querem saber como mandar bem na redação do Enem 2015 precisam desenvolver o hábito da leitura e do desenvolvimento de dissertações. Quanto mais prática, maiores as chances de uma nota boa.
Abaixo seguem alguns dos assuntos cotados para tema da redação do Enem 2015. Comecem a se preparar por eles:
  • Preconceito racial: fato que, infelizmente, acontece com grande frequência e que, nos últimos meses, gerou grandes polêmicas no mundo do esporte;
  • Falta de água: problema de quase todas as regiões do país;
  • Gestão de resíduos e sustentabilidade: assunto que vem ganhando força como essencial para o bem do mundo atual;
  • Intolerância religiosa: o Brasil, apesar de ser um estado laico, vive preconceitos religiosos. Além disso, o tema também pode abordar o ataque à revista Charlie Habdo;
  • Tráfico de drogas e violência urbana: assuntos propícios de discussões e que estão presentes no dia a dia dos brasileiros.
Sem perder tempo, crie uma rotina de estudos e comece a ler e desenvolver ideias sobre os temas sugeridos. Para auxiliá-lo, adquira a apostila digital do Enem 2015 (clique e conheça) e tenha acesso a preciosas dicas de como escrever uma boa redação e a todo o conteúdo programático das provas. Bons estudos!

fonte: enem2015.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário