segunda-feira, 3 de agosto de 2015

INTERNET PODE SER ALIADA NA BUSCA POR CONHECIMENTO


 Estudar através da rede exige disciplina, foco e organização por parte dos alunos

A escolha de horários fixos e de um ambiente calmo pode auxiliar na preparação para exames, como vestibular e ENEM

A internet revolucionou as formas de comunicação. Ela ajudou a encurtar distâncias, compartilhar conhecimentos e a promover o intercâmbio de ideias entre pessoas de diferentes partes do mundo.

É fato que a grande rede é uma ótima ferramenta na busca pela informação, já que engloba uma quantidade de assuntos praticamente infinita. Lazer, notícia, opinião, história, arte, cultura: tudo está a apenas um clique. Mas, você já parou para se perguntar que tipo de informação busca nos sites e mídias sociais? Você sabe usar o tempo gasto navegando na internet a favor dos seus estudos?

O professor de História e Filosofia do Colégio Marista de Criciúma, Michel Goulart, explica que diante de tanta informação disponível na rede, o desafio é selecionar e eleger prioridades para que a internet seja uma aliada e não um obstáculo na busca do aluno por conhecimento. Principalmente, quem está se preparando para exames importantes, como o vestibular ou o ENEM, pode encontrar na internet uma fonte de pesquisa e atualização. Entretanto, é preciso disciplina, foco e certa cautela para que os resultados esperados sejam alcançados. “O uso da internet para estudar apresenta algumas vantagens claras. Você pode estar no conforto de casa e ter à disposição recursos interativos, como vídeos, gráficos, animações, resumos e exercícios complementares. Porém, o sonho pode se tornar um pesadelo e as quatro horas que você separou para estudar, podem se reduzir a dez minutos”, alerta o educador.

Para otimizar o tempo em frente ao computador e obter sucesso nos estudos, a primeira dica do professor é a definição de um local adequado. “Escolha um ambiente calmo para estudar e opte por horários com pouca agitação na casa”, destaca.  

O estudo on line pode até ser mais dinâmico, mas demanda a mesma disciplina e atenção exigida na sala de aula. “Procure desenvolver a concentração. Estudar pela internet e interagir com os amigos, ao mesmo tempo, dificilmente vai criar um ambiente propício para a aprendizagem. É verdade que as redes sociais também podem ser utilizadas nos estudos, mas cuidado para não dispersar com facilidade”, orienta.

 “Você pode estar no conforto de casa e ter à disposição recursos interativos, como vídeos, gráficos, animações, resumos e exercícios complementares” Michel Goulart, professor de História e Filosofia

Organização é outro item fundamental. “Separe os materiais necessários para estudar e selecione os sites nos quais você pretende obter informações. Além disso, tenha sempre uma garrafinha de água por perto, pois a água hidrata e melhora a concentração”, sugere.


Procure descobrir ainda qual horário é mais produtivo para os estudos. Leia e faça os exercícios todos os dias no horário, desta forma cria-se um hábito, uma rotina de estudos. Faça, com frequência, anotações das ideias principais encontradas em sites e um resumo das discussões realizadas no ambiente virtual. Por fim, muito cuidado com o tipo de informação que você busca na rede. Navegue apenas em sites com conteúdo confiável, de preferência assinado por especialistas no assunto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário